Email     Acessibilidade Mapa do Site     RSS
E-mail     Reduzir fonte Tamanho padrão de fonte Aumentar fonte Mapa do Site     RSS
Logotipo IFRN Campus EaD
<body>Desculpe, seu browser não lida com quadros!

ProITEC 2013 abre inscrições a partir do dia 09/04

As inscrições para o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania – ProITEC 2013, que estavam previstas para serem encerradas neste domingo (28), serão prorrogadas até o dia 1º de maio. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (26), pela Coordenação de Acesso Discente do IFRN através da retificação do edital do ProITEC. Até o momento, mais de 6,5 mil estudantes se inscreveram no Programa.

Para se inscrever, o aluno deverá acessar a Área do Candidato (ingresso.ifrn.edu.br) e preencher o formulário de inscrição relativo ao Edital 13/2013, do ProITEC.

De acordo com o Coordenador de Acesso Discente, José Everaldo Pereira, a data limite para o pagamento da taxa de inscrição também foi alterado, e pode ser realizado até o dia 2 de maio. O boleto gerado no momento da inscrição pode ser pago nas agências bancárias através de Guia de Recolhimento da União (GRU).

Além de se inscreverem pela internet, os alunos precisam confirmar a inscrição no Programa, entregando a documentação descrita no ITEM 17 do Edital no período de 20 a 24 de maio, nos campus os quais se inscreveram. Os endereços estão no ANEXO 1 do Edital. Ao entregar os documentos, os alunos receberão o material didático composto por um livro, acompanhado de DVD contendo teleaulas gravadas, e um livro de atividades.

Diferente do que aconteceu em outras edições do programa, em que podiam se inscrever os estudantes que haviam cursado do 6 º ao 9 º do ensino fundamental em Escola Pública, a partir de agora poderão se inscrever apenas os que tiverem cursado todo o ensino fundamental (do 2 º ao 9 º ano ou da antiga 1ª a 8ª série) em Escolas da Rede Pública, o que inclui tanto os concluintes deste ano, como anos Anteriores. A alteração foi necessária devido à Lei de Cotas, promulgada pelo Governo Federal em 2012.

Segundo Pereira, a nota obtida na prova de avaliação do ProITEC não servirá como critério de ingresso no IFRN, porque, a partir de agora, haverá apenas um processo seletivo para os Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada, realizado no último trimestre do ano. Como serão vagas ofertadas em um único edital, serão reservadas 50% para os alunos inscritos no Programa.

Por isso, para concorrer às vagas reservadas aos Alunos de Escolas Públicas, é necessário se inscrever no ProITEC. “A Inscrição no Programa garante uma pré-Inscrição no Processo Seletivo para as vagas do Ensino Médio Integrado 2014. Quando forem abertas as inscrições, o Candidato vai entrar  novamente na área do candidato e atualizar seus dados e escolher o curso que deseja concorrer”, explica José Everaldo. O edital do processo seletivo para os Cursos Técnicos Integrados vai ser publicado no dia 1 º de outubro de 2013.

O ProITEC objetiva o aprofundamento de aprendizagem de alunos das escolas da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania. Os alunos que não tiverem acesso a internet poderão se dirigir ao campus do IFRN mais próximo para realizar a inscrição e acompanhar o andamento do programa.

Segundo Alexsandro Paulino de Oliveira, Coordenador do ProITEC, “A partir de 2013 os alunos que desejam frequentar os cursos integrados farão uma única prova. No entanto, o ProITEC não deixará de existir. O programa servirá de preparação para os estudantes da rede pública, mas não terá caráter classificatório para a participação na seleção convencional. Ao se matricular, o aluno que cumprir toda a etapa e fazer a prova, já está automaticamente inscrito no processo seletivo convencional sem pagar uma nova taxa”.

Vale lembrar que os alunos ainda participam das reservas de vagas existentes no processo seletivo. Portanto, o caráter de incentivo aos alunos das Escolas Públicas ainda permanece.

Diferentemente do que aconteceu em outras edições do Programa, em que podiam se inscrever os estudantes que haviam cursado do 6º ao 9º do ensino fundamental em escola pública, a partir de agora poderão se inscrever apenas os que tiverem cursado todo o ensino fundamental (do 2º ao 9º ano ou da antiga 1ª a 8ª série) em escolas da rede pública, o que inclui tanto os concluintes desse ano como os de anos anteriores.  As mudanças foram necessária devido à Lei de Cotas, promulgada pelo Governo Federal em 2012.

Para José Everaldo Pereira, Coordenador de Acesso Discente do Instituto, “A prova do ProITEC terá dois objetivos: proporcionar  um primeiro contato dos estudantes com o tipo de avaliação à qual eles se submeterão no processo seletivo e também fornecer elementos para o IFRN avaliar a eficácia do Programa”.

E para colaborar como a divulgação das novas regras, o programa IFRN em Pauta, produziu reportagem e entrevista sobre o ProITEC 2013.

Confira:

Acesse:

Edital 13/2013 – ProITEC 2013 (Com retificação)

Página do Processo Seletivo

Área do Candidato (para Realização da Inscrição e Acompanhamento do Programa)

Fonte: Portal IFRN Reitoria